Alunos realizam estudos na Reserva São Francisco
Os estudantes participam do Programa Protetor Ambiental, que é uma parceria entre a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental
Um dia totalmente dedicado ao contato com o meio ambiente e a biodiversidade de Nova Veneza. Os alunos do Programa Protetor Ambiental (PROA), estiveram na Reserva São Francisco, no interior do município. Esta ação é uma parceria entre a Prefeitura e Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, que leva atividades de conscientização e preservação no contra turno escolar das crianças.
O espaço visitado é um local exclusivo para a preservação e estudos tendo, inclusive, a preservação de animais como gato do mato e puma. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo da reserva e conheceram a parte de pesquisa sobre a fauna. Ainda realizaram trilhas na mata para observarem a fauna e a flora que existem no nosso município”, destaca o Presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE), Juliano Dal Molin.
Nas aulas, os alunos têm um lema nas aulas que é conhecer para preservar e isso foi colocado em prática na visita à reserva. “Foi bem legal a experiência. Fizemos alguns exercícios de como encontrar os animais e encontramos, no meio do mato algumas pegadas de puma e gato do mato. Conseguimos aprender bastante, porque é bem diferente do que eu imaginava”, conta o estudante João Lucas Medeiros Generoso.
O que é o PROA?
O projeto visa desenvolver atividades voltadas ao meio ambiente nas escolas da rede de ensino municipal e estadual. No início do ano, todos os alunos puderam se inscrever e todos os interessados participaram de um processo seletivo. Desta seleção, 30 estudantes foram selecionados e estão participando do projeto.