Festa da Gastronomia de Nova Veneza começa com show de Papas da Língua e expectativa de 100 mil visitantes

Festividades se estendem até o próximo domingo com atrações gratuitas

A cidade de Nova Veneza deu início na noite desta quinta-feira (20), à sua tradicional Festa da Gastronomia Típica Italiana, que chega à 18ª edição.  O evento promete atrair cerca de 100 mil visitantes até o próximo domingo (23). A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades da região, do estado e com o show da banda Papas da Língua, que animou a noite com um repertório cheio de sucessos.

A festa, que é um dos mais aguardados do calendário turístico e cultural da região, celebra a rica herança de 133 anos de Colonização Italiana e 66 anos de emancipação política-administrativa da cidade. Os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos típicos, como polenta, massas artesanais, fortaia, minestra e vinhos locais e sobremesas tradicionais.

O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, destacou a importância da festa para a economia local. “A Festa da Gastronomia não só preserva e celebra nossas tradições, mas também impulsiona o comércio e o turismo, gerando empregos e movimentando a economia da nossa cidade,” afirmou Frigo durante a abertura oficial.

A programação é extensa e até domingo, mais de 50 apresentações culturais estarão divididas em dois palcos, na região central da cidade. “O nosso diferencial são os shows regionais, que valorizam a cultura italiana e mantêm viva a nossa história. Além disso, todas as apresentações são gratuitas. E o que vimos hoje é só o início das festividades e estamos muito felizes que já na largada conseguimos reunir milhares de pessoas”, destaca a secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carolina Ghislandi.

A expectativa é que os próximos dias sejam de intensa movimentação, com uma programação variada que inclui apresentações culturais, Festival de Corais, exposições e shows de artistas regionais.

O ponto mais esperado das festividades é o desfile do Carnevale Di Venezia, no sábado à noite, com mais de 500 pessoas desfilando com trajes típicos nas ruas centrais da cidade. Ainda no sábado, o tombo da polenta, com mais de 100kg da iguaria, será realizado na praça Humberto Bortoluzzi e distribuída para os visitantes.