Mutirão de castração retorna nesta sexta-feira

Projeto que iniciou ano passado, tem o objetivo de castrar 485 animais em 2023

A prefeitura de Nova Veneza, através da Secretaria de Saúde e Fundação de Meio Ambiente (Fundave), retoma o mutirão de castração nesta próxima sexta-feira (24). O Programa teve inicio no ano passado e realizou 400 procedimentos em cães e gatos cadastrados no município. O objetivo da iniciativa é oferecer castração gratuita ou com baixo custo para os tutores que residem no município.

Este ano, a meta é que sejam castrados 485 animais durante os mutirões que serão realizados. “A procura foi muito grande e já nesta primeira ação, as vagas já foram preenchidas. Os interessados, que não conseguiram cadastrar os seus animais para esta semana, podem ficar tranquilos que faremos mais durante o ano e avisaremos através das nossas redes e por meio da imprensa”, pontua o presidente da Fundave, Juliano Dal Molin.  

A castração agrega uma série de vantagens, como evitar a reprodução desordenada dos pets e a prevenção de doenças. “A castração é um ato de amor e cuidado com os animais e respeito à comunidade. Evitar que os animais se reproduzam e acabe indo para as ruas, faz com que possamos prevenir doenças nos seres humanos, chamadas de zoonoses”, destaca o secretário de Saúde, César Pazetto.

Para o mutirão desta sexta-feira, as vagas já estão esgotadas, mas o programa já tem outra data confirmada, dia 21 de abril. Os interessados podem entrar no site da prefeitura (www.novaveneza.sc.gov.br) e acessar o banner para realizar o cadastro ou entrar em contato através da Fundação de Meio Ambiente: 48 9917-1552.

Para participar do programa o tutor precisa residir em Nova Veneza, receber até três salários mínimos ou ter resgatado o animal na rua. —