Com 20 medalhas conquistadas em 2021, escolinha de atletismo retoma atividades
Nas pistas do Estádio Darci Marini, em Nova Veneza, futuros campeões do atletismo começam a fazer as suas primeiras corridas, saltos e arremessos. O treino já começa pela disciplina em chegar no horário estabelecido para início das atividades da escolinha, que retornou às atividades nesta semana. Desde abril de 2021, o técnico Geraldo da Luz, comanda as crianças de 11 a 14 anos nos treinos que já renderam mais de 25 medalhas nas competições estaduais e regionais do ano passado.
“Este número de medalhas nos deixa muito felizes e nos mostra que estamos no caminho certo. Acompanhando os treinamentos e a evolução de cada um, tenho certeza que teremos grandes atletas que terão destaques aqui em Santa Catarina e no Brasil, futuramente”, afirma da Luz.
O professor conta com uma grande experiência com corridas e agora, está tendo a oportunidade de repassar esse conhecimento para os alunos. “Nós começamos a escolinha com apenas quatro crianças, mas depois de quatro meses esse número subiu para 25. Isso é resultado do nosso trabalho, que visa estimular eles a tirarem o melhor do esporte e praticar nas pistas e na vida”, comenta Geraldo.
Na pista, o técnico faz as marcações e orienta os alunos a seguirem os seus movimentos e logo todos estão saltando e realizando treinos de coordenação. “É importante, além deles conhecerem as técnicas de corrida, também dominarem os exercícios de coordenação que vai impactar diretamente nas provas”, explica.
Lívia Duarte Francisco, com apenas 13 anos, treina com o grupo desde abril de 2021 e já é destaque na equipe. “Eu já corria antes de vir treinar na escolinha, mas aqui eu aprendo a parte de coordenação e a realizar o esporte de forma correta”, comenta.
Todos os pequenos atletas, são alunos das redes estadual e municipal de ensino e realizam os treinos no contra turno escolar. E aqueles que se destacam, são convidados a participar da equipe de rendimento do município. “O esporte estimula a pessoa ter disciplina e é importante que todos estejam focados nos estudos também. O esporte pode garantir um futuro melhor para eles, mas é fundamental eles terem uma boa educação”, comenta o Diretor do Departamento de Esportes, Roberto Bortolotto.
Como participar
Os pais que desejam matricular os filhos na escolinha devem ir até a sede do Departamento para realizar o cadastro. Podem participar crianças de 11 e 14 anos e os treinamentos são sempre no contraturno escolar. Pela manhã, das 9 às 10 horas e no período da tarde, das 14 às 15 horas.